O
hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do
aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao
aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e
aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o
leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação
ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser
facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade,
trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando
significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações
que lhe possam ser apresentadas.Sem nos
deixarmos seduzir pela utopia tecnológica poderíamos enumerar, ainda,
algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente
planejado: sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e
aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem
acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar
uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um
processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem
considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e
explicita; uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se
transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem
colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças
individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e
interesse; para os professores hipertextos se constituem como recursos
importantes para organizar material de diferentes disciplinas
ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor
colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário